Página inicial > Notícias > Sexta edição da Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais terá foco (...)

Sexta edição da Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais terá foco em sustentabilidade

segunda-feira 9 de setembro de 2013

O evento é organizado a cada dois anos pelo Grupo de Trabalho Permanente em Arranjos Produtivos Locais (GTP APL), formado por 40 instituições públicas e privadas e coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O ministro Fernando Pimentel estará presente na abertura da conferência. 


A iniciativa contará com atividades como painéis, mesas redondas, apresentações de experiências locais e mostra de produtos, com expectativa da participação de aproximadamente 800 pessoas. 

O encontro tem por finalidade promover a troca de informações e experiências para mobilizar os atores envolvidos no processo produtivo e estimular o desenvolvimento local e regional. As possibilidades de crescimento são avaliadas a partir de fundamentos como inovação, competitividade e sustentabilidade econômica, social e ambiental. 

O que são APLs?

Os APLs são aglomerações de empreendimentos de uma mesma atividade produtiva localizados em determinada região geográfica. As empresas que formam esses agrupamentos geralmente apresentam vínculos de articulação, cooperação e aprendizagem entre si. 

A interação também é realizada com organizações locais, como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa, com o objetivo de buscar o desenvolvimento do setor naquela região. Esse tipo de arranjo produtivo existe também no exterior, onde é denominado cluster.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
Allan Viríssimo
allan.virissimo@mdic.gov.br" style="border: 0px; font-style: inherit; font-family: inherit; vertical-align: baseline; text-decoration: none; outline: none; color: rgb(170, 129, 130);">allan.virissimo@mdic.gov.br

Notícias

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada

site criado pela