Página inicial > Rumo à CrediAlampyme

Rumo à CrediAlampyme

terça-feira 14 de maio de 2013

 

Em reunião do Conselho da Alampyme de 06/05/13 foi aprovada a criação da cooperativa de crédito já denominada de CrediAlampyme, um processo de implantação que começa agora e deve vencer algumas etapas importantes antes de entrar em operação. A decisão já sinaliza que, em futuro próximo, as associadas que aderirem à cooperativa poderão acesso a crédito mais barato e melhor remuneração de suas aplicações. Sendo ligada à AlampymeBr a cooperativa trabalhará para oferecer aos empresários um crédito focado nas necessidades de cada empreendimento. Para chegar lá, são necessários alguns passos, explicados a seguir por Fernandos Bueno, coordenador da iniciativa.

.As cooperativas de crédito somente podem funcionar após a aprovação do Banco Central do Brasil e como os custos administrativos das cooperativas de crédito são altos para conseguirem suportar no inicio de funcionamento, elas precisam se associar à uma cooperativa central de crédito que lhe deem apoio operacional e financeiro.

Apesar de ser possível, dificilmente uma cooperativa de crédito poderia funcionar de forma independente porque as exigências do Banco Central são quase as mesmas que faz a qualquer banco. Assim, o próximo passo é a escolha de uma cooperativa central de crédito para nos associarmos.

As cooperativas centrais de crédito, formadas por cooperativas singulares, organizam em maior escala as estruturas de administração e suporte de interesse comum das cooperativas singulares filiadas, exercendo sobre elas, entre outras funções, supervisão de funcionamento, capacitação de administradores, gerentes e associados, e auditoria de demonstrações financeiras. (Resolução CMN nº 3.859/2010).

Nossa iniciativa vai de encontro à uma melhor organização de nosso país, tendo em vista que as cooperativas de crédito representam um importante papel em alguns setores de países com economias mais amadurecidas como Alemanha, Holanda, Espanha, Bélgica, França, Canada, etc.

No Brasil, e na América Latina não temos muita tradição de cooperativas de crédito, veja o quadro:

 

Na América Latina, conforme quadro acima, mostra que puxamos para baixo a média mundial de cooperados (7,89% da população mundial)

No Brasil, a primeira cooperativa de crédito que se tem notícia foi fundada em 1902 no município de Nova Petrópolis/RS, funciona até hoje e atualmente faz parte do sistema SICREDI. 

Notícias

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada

site criado pela