Página inicial > Paraty discute fortalecimento dos negócios locais

Paraty discute fortalecimento dos negócios locais

sexta-feira 25 de outubro de 2013

A cidade de Partaty reuniu no dia 18 de Outubro diversas entidades representativas do campo empresarial e político para debater com o município as políticas públicas volgtadas ao Fortalecimento dos NegóciosLocais", tema do encontro das " Instituições em Diálogo para o Desenvolvimento Sustentável de Paraty”.. A mobilização foi feita pela Agenda 21, por meio da ACIP, SEBRAE e Prefeitura Municipal, em parceria com Alampyme.BR. O encontro permitiu fomentar um alinhamento de propostas de cada instituição e conhecer experiências exitosas dentro e fora do Brasil.

Um dos segmentos mobilizados foi a rede de participantes da iniciativa IntegrAções, que em 2003 se reuniram para discutir missão, políticas e metas para o período, e que agora foram reconvocados a rever o processo histórico do desenvolvimento local em Paraty e a buscar caminhos coletivos e criativos frente ao novos desafios contemporâneos. 

O presidente da Alampymeç.BR, Sergio Miletto, apresentou a proposta que a associação defende para o desenvolvimento local sustentável,que se caracteriza pelo protagonismo de MPEs e sociedade civil e a formação de um Grupo de Ação Local (GAL). Ele explica que o Grupo deve contar com a participação do poder público local mas tem que ter autonomia para fazer Planos de Negócios Sustentáveis.

Além disso, Miletto propôs a criação de uma Universidade Popular Empreendedora, com papel de mediadora do grupo e responsável por promover um trabalho de formação para a cidadania a partir da metodologia do educador Paulo Freire.

A proposta gerou interesse de entidades participantes, em especial da Associação. Comercial e Industrial de Paraty (ACIP), empresários e secretários municipais, e será tema de debates futuros. No encontro também foram debatidos temas ligados à sustentabilidade, participação em processos licitatórios, legislação de micro e pequenas empresas, financiamentos, impostos e tributação.

 

Notícias

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada

site criado pela