Página inicial > Notícias > O desafio da CT&I para a juventude

CT&I

O desafio da CT&I para a juventude

quarta-feira 1º de outubro de 2014, por Alampyme

Centro de Gestão e Estudos Estratégicos de Brasília estimula a aproximação dos jovens com assuntos ligados à ciência, tecnologia e inovação

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lançou o desafio: como aproximar o público jovem dos temas que envolvem ciência, tecnologia e inovação? Como levar a esse público conteúdo que propicie uma visão diferente a respeito da ciência e tecnologia?
Seis estudantes do projeto Brazilian Education Program for IOS Development (Bepid) da Universidade Católica de Brasília (UCB) aceitaram a provocação e desenvolveram o aplicativo “Desafio CT&I”, um jogo interativo em forma de quiz com perguntas sobre temas relacionados à área. As questões tomam por base os estudos do CGEE.
O app foi lançado durante a Expo T&C, mostra de ciência, tecnologia e inovação realizada durante a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho. O Desafio CT&I atraiu jovens que visitaram a feira e foi destaque no stand do CGEE, no qual também foram divulgadas publicações e estudos do Centro. Os visitantes tiveram a oportunidade de utilizar o aplicativo em tablets e cada desempenho era avaliado e comparado com o de outros usuários por meio de ranking.
Os idealizadores do quiz foram premiados com viagem a Campinas (SP) para conhecer os laboratórios do Instituto de Pesquisas Eldorado e do CTI Renato Archer, importantes instituições da área de ciência e tecnologia. No Instituto Eldorado, os premiados puderam interagir com instrutores e bolsistas participantes de projetos similares ao que deu origem ao Desafio CT&I. No CTI Renato Archer, visitaram os laboratórios de empacotamento eletrônico, softwarepara sistemas distribuídos, mostradores da informação e tecnologias assistivas.
O assessor técnico do CGEE, Eduardo Moresi, acompanhou os estudantes na viagem e avaliou a experiência. “O trabalho desenvolvido pelos estudantes contribuiu para o entendimento de uma demanda corporativa e seu emprego em um evento de grande importância para o Sistema Nacional de CT&I”, afirma.
Além da viagem, os estudantes receberam certificado em cerimônia ocorrida na quarta-feira (17/09), na UCB, em Taguatinga (DF). Na ocasião, o presidente do CGEE, Mariano Laplane, apresentou o Centro a outros alunos e docentes da instituição, destacando a importância da parceria com a universidade para o desenvolvimento do aplicativo.
“O Centro subsidia a tomada de decisão em políticas públicas na área de CT&I e participa de importantes eventos do setor. Nessas agendas, grande parte do público é constituída por jovens, para os quais ainda não tínhamos um instrumento de comunicação”, disse.
Um dos premiados, Danilo Ricardo Dias Pena, conta que foi o primeiro aplicativo que ele e o grupo desenvolveram e que o trabalho representou uma experiência tanto profissional quanto acadêmica. “Querendo ou não, o contato com uma instituição, no caso o CGEE, representa conhecimento sobre como lidar com clientes. Trabalhamos com prazos, testes. O esforço é bem maior”, ressaltou.
O estudante declara ser grato ao Centro pela oportunidade. “Quero agradecer ao CGEE pelo diploma e o prêmio. Tivemos reconhecimento do nosso trabalho. Sou grato também por terem acreditado em estudantes para desenvolver esse produto para o Centro”, lembrou.
O Desafio CT&I estará disponível para download, em breve, na Apple Store.


Ver online : CGEE, em Jornal da Ciência

Notícias

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada

site criado pela