Página inicial > Notícias > Micro e pequenas empresas já respondem por 27% do PIB

PIB

Micro e pequenas empresas já respondem por 27% do PIB

quarta-feira 23 de julho de 2014

Estudo divulgado hoje (23), realizado pela Fundação Getúlio Vargas a pedido do Sebrae, revela que, em dez anos, os valores de produção gerados por micro e pequenas empresas do Brasil saltaram de R$ 144 bilhões para R$ 599 bilhões, crescimento de 316%.

São cerca de 9 milhões de empresas que respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB), em uma evolução constante. Para ter uma ideia, em 1985 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calculava em 21% essa participação, passou para 23,2% em 2001 e, em 2011, atingiu 27%.
O estudo revelou ainda que as micro e pequenas empresas são as principais geradoras de riqueza no Comércio, respondendo por 53,4% do PIB do setor. Respondem também por 36,3% do PIB nos serviços e 22,5% na indústria. Outro dado importante: os pequenos negócios empregam 52% da mão de obra do país e respondem por 40% da massa salarial. Vale notar que o último ano abarcado pela pesquisa é 2011 (devido à periodicidade de medida dos dados utilizados).
De acordo com a publicação, a melhoria no ambiente de negócios (por exemplo, a criação do Supersimples, em 2007), o aumento da escolaridade (61% dos empreendedores tem ao menos o 2º Grau, em 2003 eram 43%) e a ampliação do mercado consumidor são os principais motivos para essa nova realidade.
Além disso, mudou a motivação dos brasileiros ao abrir um negócio. “Antes as pessoas abriam um negócio próprio quando não encontravam emprego. Hoje, de sete a cada 10 pessoas iniciam um empreendimento por identificar uma demanda no mercado, o que gera empresas mais planejadas e com melhores chances de crescer”, destaca o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, no site do órgão.

Fonte: Muda Mais

Notícias

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada

site criado pela