Página inicial > Micro e pequenas empresas foram responsáveis por 40 mil novas vagas em (...)

Micro e pequenas empresas foram responsáveis por 40 mil novas vagas em janeiro

quinta-feira 4 de abril de 2013

O número faz parte do estudo elaborado pelo Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Ao levar em consideração o fechamento de 11,1 mil postos de trabalho nas médias e grandes companhias, janeiro contabilizou 28,9 mil novas vagas. Em nota, o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, afirmou que “a força do mercado interno, aquecido pelo elevado consumo da classe C, favorece o desempenho das micro e pequenas empresas”.

O setor de serviços foi responsável pela contratação de 28 mil funcionários, seguido pela indústria com 26,7 mil vagas. Por outro lado, o comércio apresentou desempenho ruim: demissão de mais de 45 mil pessoas. O cenário já era esperado porque as empresas dispensam parte os temporários contratados para reforçar as vendas de fim de ano.

No balanço do ano de 2012, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela geração de 891,7 mil novos empregos. Já as médias e grandes registraram um saldo negativo de 23,4 mil postos.

Fonte: Estadão PME

Notícias

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada

site criado pela