Página inicial > Fopemepe-RS: Comitês Temáticos iniciam trabalhos

Fopemepe-RS: Comitês Temáticos iniciam trabalhos

terça-feira 28 de maio de 2013

Os Comitês Temáticos do Fopemepe-RS realizaram em maio um ciclo de reuniões voltadas à sua própria estruturação. Os seis Comitês Temáticos formam o núcleo estratégico do Fórum e é neles que se desenvolvem as agendas de trabalho. Cada Comitê terá três coordenadores: um, representando o governo; um segundo, escolhido pelas entidades de apoio e representação e um terceiro, representando o Sebrae/RS. Além de conselheiros que optam, em participar de um ou outro colegiado, o plenário é constituído, ainda, por membros convidados.

Integrante do Fórum, o presidente da Alampyme-BR, Sergio Milleto, considerou as reuniões muito produtivas e que deixaram as entidades participantes muito motivadas."O Rio Grande do Sul tem ações exemplares de apoio as MPEs e poderão colaborar muito para o fortalecimento deste segmento". Miletto é um dos coordenadores do Comitê Temático Investimento e Financiamento do Fopemepe-RS que recebeu, na ocasião, a proposta do PAC-PME, a ser encaminhada ao governo no mês junho, conforme campanha de mobilização.

A agenda de cada Comitê tratou da avaliação dos planos para a área e que sinalizam para a elaboração de políticas públicas com vistas ao desenvolvimento da micro e da empresa de pequeno porte. As teses defendidas pela AlampymeBr de desenvolvimento local sustentável a partir do saber local e tradicional e do protagonismo das MPEs e movimentos sociais foi muito bem aceita pelas demais entidades e, segundo Miletto, devem ser transformadas em projeto.

Segundo o Secretário Técnico do Fopemepe/RS, Carlos Soares, os Coordenadores dos Comitês Temáticos deverão posteriormente constituir o GAT – Grupo de Assessoramente Técnico, que é o órgão de interlocução entre os seis Comitês do Fórum e sua parte diretiva. “O objetivo maior do GAT é a consolidação de estudos e propostas de ações a serem elaboradas, através das demandas do empresariado gaúcho, por estes CT’s” frisou Soares.

Para Miletto, a iniciativa do Governo Gaúcho deveria ser seguida pelo Governo de São Paulo, para reativar o Fórum Paulista.

 

Comitê de compras públicas visa municípios

Promover o incremento das compras públicas em âmbito municipal é um dos focos da ação do Comitê Temático de Compras Governamentais do FOPEMEPE - RS. O propósito foi definido em sua primeira reunião efetivada na Secretaria da Economia Solidária e Apoio á Micro e Pequena Empresa - SESAMPE. Os integrantes do colegiado, reunidos nesta terça-feira, 21, apontaram que é indispensável capacitar os gestores públicos, de diferentes níveis, que efetuarão as compras e, especialmente, as empresas que serão os fornecedores. Quem administra também terá que receber orientações técnicas para que as compras governamentais possam contribuir para a geração de empregos, melhorar a renda e promover o desenvolvimento das atividades econômicas das micro e pequenas empresas. Outro ponto, avaliado pelo CT diz respeito à promoção da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O plano de trabalho para 2013 prevê, ainda, outras ações para atender o tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte em nosso Estado.

O Comitê Temático de Compras Governamentais é integrado por representantes da FIERGS, FAMURS, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Federação de Pequenas e Microempresas do Estado do Rio Grande do Sul - FEPEME, tendo como coordenadores representantes do Governo do Estado, da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL e do SEBRAE/RS. Conforme o secretário-executivo do Fopemepe-RS e diretor do Departamento de Apoio à Microempresa e Empresa de Pequeno Porte da SESAMPE, Antônio Paim, os Comitês Temáticos são um dos pontos chaves do Fórum por representarem instâncias de articulação, desenvolvimento de estudos, elaboração de propostas e encaminhamento de temas específicos que irão compor a agenda de trabalho deste Fórum.

 

Comitê de Capacitação define ações para o empreendedorismo

Capacitação voltada para o Programa de Compras Governamentais em âmbito de fornecedores, compradores e administradores públicos foi uma das propostas abordadas pelo Comitê Rede Disseminação, Informação e Capacitação, que esteve reunido na terça-feira (21/05), na Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa. Os membros do comitê ainda definiram como foco a melhoria na educação e formação empresarial, bem como capacitar práticas de gestão, profissionalização e incentivo voltadas ao empreendedorismo. Também foram estabelecidas ações que qualifiquem cada vez mais os produtos e serviços.

O Comitê da Rede de Disseminação, Informação e Capacitação tem como objetivo difundir a capacitação empresarial junto ao setor das MPE’s com vistas ao aprimoramento das técnicas de gestão no fomento à competitividade. O Fopemepe/RS visa a promover a interlocução e buscar o consenso em torno de políticas públicas e ações relativas ao tratamento diferenciado dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte. O colegiado é integrado por órgãos e entidades governamentais e de apoio e representação. Também compõem o fórum os seguintes comitês temáticos: Compras Governamentais, Investimento e Financiamento, Tecnologia e Inovação, Comércio Exterior e Desoneração e Desburocratização.

 

Comitê de Tecnologia prioriza programas de inovação

Participar ativamente na Agenda Nacional de Desenvolvimento e Competitividade das MPE’s e do Plano Inova Empresa, do governo federal, que disponibiliza recursos de R$ 32,9 bilhões para as empresas brasileiras que investirem em inovação e tecnologia para serem competitivas no mercado internacional foram alguns dos temas definidos pelo Comitê de Tecnologia e Inovação, que esteve reunido na quarta-feira (22/05), à tarde na Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro Empresa.

Durante o encontro, os integrantes do Comitê de Tecnologia e Inovação definiram como atividades do grupo de trabalho: incentivar o investimento e promover a inovação em uma série de cadeias produtivas estratégicas para o desenvolvimento do Estado. O comitê identificará formas que ajudem na implementação de inovações tecnológicas nas MPE’s.

 

Comitê de Investimento quer mais financiamento às MPEs

O estabelecimento de mecanismos de apoio financeiro para as micros e pequenas empresas para que esse segmento empresarial tenha condições de competitividade permeou o debate da primeira reunião do Comitê Temático Investimento e Financiamento do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Fopemepe/RS, também efetivado na manhã desta quarta-feira, na Sesampe.

O Comitê Temático, que reuniu representantes do Banrisul, Federação de Pequenas e Microempresas do Rio Grande do Sul – Femepe/RS, Federasul, Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do Rio Grande do Sul – Microempa, Sebrae/RS e da Associação Latinoamericana de Micro, Pequena e Média Empresa – Alampyme-BR com a coordenação do Fopemepe-RS, tem a finalidade de propor políticas e ações que oportunizem o aumento da oferta de recursos financeiros para investimentos , financiamento e crédito às MPE’s gaúchas.

O Secretário Técnico do Fórum, Carlos Soares, adiantou que para efeitos de promoção e difusão dos instrumentos de apoio a ação do Fopemepe/RS irá observar e contemplar, com reuniões locais, as nove (09) regiões do Estado onde serão implantados os Fóruns Regionais do FOPEMEPE/RS. Acrescentou que os seis (06) Comitês Temáticos tem como foco consolidar estudos e propostas de ações para construção coletiva de políticas públicas que proporcionem o fortalecimento do segmento das MPE’s gaúchas. Ao destacar a importância das proposições que serão elaboradas pelo Comitê Temático, lembrou que o segmento gaúcho do setor é representado hoje por cerca de 710 mil MPE’s e 173 mil Micro Empreendedores Individuais – MEI.

 

Comitê de Comércio Exterior visa ampliar mercado

Agregar o conceito de internacionalização no âmbito das atividades das micros e pequenas empresas em termos de inserção no mercado mundial de negócios foi um dos temas da reunião de trabalho do Comitê Temático de Comércio Exterior do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul – Fopemepe/RS. O encontro, efetivado na quinta-feira, 23, na Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa – Sesampe serviu para alinhar conhecimentos sobre as dificuldades enfrentadas pelas MPE’s gaúchas no processo de exportação de produtos e serviços. Foram avaliadas formas de aperfeiçoar as políticas com foco nos procedimentos relacionados com inovação, tecnologia, finanças e promoção dos produtos. O Comitê Temático debateu, também, a adequação das linhas de financiamento destinadas a apoiar empresas brasileiras na área de comércio exterior e o apoio do Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações – COFIG, do BNDES.

A sensibilização para a internacionalização deverá passar pela capacitação dos empreendedores com a utilização de metodologia de treinamento desenvolvida e aplicada pelo SEBRAE/RS, que integra o Comitê Temático. O Secretário Técnico do Fórum, Carlos Soares, adiantou que serão realizadas reuniões com os respectivos Comitês Temáticos do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, a nível nacional, para alinhamento das ações a serem trabalhadas nestes Comitês.

 

Comitê de Desoneração quer simplificar registros

À tarde, o Comitê de Desoneração e Desburocratização, também esteve reunido para definir as ações de simplificação dos tramites burocráticos na constituição das micro e pequenas empresas. Outros pontos tratados foram a implantação da Redesim (Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) e ampliação do acesso das MPE’s à justiça e serviços notariais. Os encontros, coordenados pela Sesampe, contaram com a participação de representantes da Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do Rio Grande do Sul – Microempa, do Sebrae/RS e da Associação Latinoamericana de Micro, Pequena e Média Empresa – Alampyme-BR. A próxima agenda dos Comitês Temáticos será a preparação da Reunião Nacional dos Comitês, que deverá ocorrer na 1ª quinzena de julho deste ano, com a finalidade de alinhar as ações nacionais com as ações dos Comitês Temáticos do FOPEMEPE/RS.


Fonte: Boletim Fopemepe-RS e redação Alampyme

Notícias

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada

site criado pela