Página inicial > Facebook bloqueia uso de ’Guarani-Kaiowá’ no sobrenome de usuários

Facebook bloqueia uso de ’Guarani-Kaiowá’ no sobrenome de usuários

quinta-feira 10 de janeiro de 2013

Desde segunda-feira (7/1), o Facebook passou a banir o uso do termo "Guarani-Kaiowá" no perfil dos usuários da rede. As informações são de Vânia Carvalho, um dos membros da rede que foi obrigada a apagar o nome alternativo do seu perfil, sob o risco de ter a conta suspensa.

"Me sentia feliz e orgulhosa em assinar o nome Vânia Carvalho Guarani Kaiowá Munduruku Awá no Facebook, uma forma de, publicamente, declarar o apoio aos Povos Indígenas, de demonstrar a indignação com o massacre diário que essas populações vem sofrendo", disse a usuária, em um post no blog Portal de Agroecologia da Amazônia. "O Facebook está impedindo as pessoas de permanecerem com sobrenomes indígenas, embora aceite nomes como ’bolinha’, ’machão’, ’fofinha’", completa.

Além de Vânia, outros membros da rede também inseriram o complemento indígena ao nome verdadeiro do usuário. A manifestação na página teve início no final do ano passado como forma de protesto à ordem judicial, que determinava a retirada dos índios Guarani-Kaiowá da aldeia que habitavam, no Mato Grosso do Sul, para que fazendeiros pudessem reaver as terras ocupadas.

Mesmo depois de suspensa a liminar em outubro do ano passado, membros da plataforma social mantiveram seus nomes como forma de apoio à comunidade indígena.

Vale lembrar que a política de uso do Facebook permite ao usuário utilizar apelidos ou nomes de solteiro, por exemplo, como forma alternativa para o nome de usuário. Variações do nome completo também podem ser utilizados (como por exemplo Carol, em vez de Carolina). Termos relacionados a conteúdo ofensivo ou sugestivo e ainda caracteres especiais, não são permitidos.

Além disso, a rede social limita o número de vezes em que um indivíduo pode alterar o nome real - se tentar uma mudança diversas vezes, a opção para digitar um novo nome é desabilitada do perfil.

O IDGNow! testou várias maneiras de inserir o termo "Guarani-Kaiowá" no Facebook, mas a rede social não autorizou tal modificação. Uma alternativa que funcionou foi colocar apenas o "Guarani-Kaiowá" na caixa "Nome alternativo" (comumente utilizada para apelidos).

 

Fonte: IDGNow!

Notícias

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada

site criado pela