Página inicial > Notícias > Mercosul que queremos - ESTA SEÇÃO É SOBRA DA MIGRAÇÃO > Cúpula Social do Mercosul: Cidadania e Participação

Cúpula Social do Mercosul: Cidadania e Participação

terça-feira 4 de dezembro de 2012

Declaração pede suspensão de acordo entre Israel e Mercosul

Entre as resoluções da declaração final da Cúpula Social do Mercosul, a 12a saúda o Estado Palestino pela conquista do status de Estado Observador nas Nações Unidas e pede a suspensão do acordo de livre comércio entre o Mercosul e Israel, “até que cessem as atrocidades cometidas contra a Palestina e o processo de paz seja restabelecido”.

Presidentes do Mercosul recebem propostas

A presidenta Dilma Rousseff recebeu em mãos as 20 propostas e a declaração final da Cúpula Social do Mercosul na tarde dessa sexta-feira (7), durante a reunião de Chefes de Estado do bloco, no Itamaraty, em Brasília.

A declaração de Brasília

Organizada pela Secretaria Geral da Presidência da República, termina hoje (6), em Brasília, a 14a Cúpula Social do Mercosul. Seu resultado mais importante é a Declaração de Brasília, que será entregue, nesta sexta (7), aos presidentes Dilma Rousseff, Cristina Kirchner, Hugo Chávez e José Mujica na Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul, realizada no Palácio do Itamaraty.

20 propostas para a democracia sulamericana

Saíram as 20 propostas e a declaração final da Cúpula Social do Mercosul nesta quinta-feira (6), último dia do maior encontro entre governos e sociedade civil da América do Sul.

Cooperação para a integração regional

Ao abrir ontem (05/12) as discussões do grupo de trabalho sobre o Plano Estratégico de Ação Social (PEAS), o Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM) e os Objetivos do Milênio (ODM’s), Sérgio Mileto, Presidente da Associação Latino-Americana de Pequenos e Médios Empresários, lançou provocações aos presentes.

Livre circulação para a economia solidária

Ultrapassar fronteiras entre países continua sendo um desafio para os micro-empreendimentos do Mercosul. De olho na movimentação financeira das grandes empresas, o Bloco ainda precisa avançar na construção de uma plataforma que favoreça o comércio justo, promova o intercâmbio de tecnologias sociais e aqueça a economia solidária. Buscar alternativas para superar esse desafio foi objetivo da oficina realizada na tarde desta quarta-feira (5), durante a Cúpula Social do Mercosul, em Brasília, com a participação de gestores e ativistas sociais da Região.

Educação em Direitos Humanos

As discussões sobre educação no Mercosul começam a avançar para além de temas como revalidação de diplomas e ensino comum de espanhol e português.

Juventude pede mais participação

Organizada pela Secretaria Geral da Presidência da República, a Cúpula Social do Mercosul fechou a quarta-feira com o tema do Ano da Juventude no Mercosul, que vai de julho de 2012 a julho de 2013. Presidente da Organização Ibero-Americana da Juventude (OIJ) e Secretária Nacional de Juventude do Brasil (SNJ), Severine Macedo ressaltou a importância de se ampliar a visibilidade do tema.

Migração e trabalho decente

A segunda mesa de debates sobre direitos humanos da Cúpula Social do Mercosul, organizada pela Secretaria Geral da Presidência da República, começou em clima de integração latino-americana. Antes de começar sua intervenção, Aída Garcia Naranjo Morales, embaixadora peruana no Uruguai, puxou a música “Canción con Todos”, da argentina Mercedes Sosa, e foi acompanhada pelos participantes do debate.

Cultura digital para a democracia

A luta pela desconcentração dos meios de comunicação tradicionais e pela liberdade na rede estiveram lado a lado, na tarde desta quarta-feira (6), na segunda oficina do grupo Comunicação, Cultura e Identidade. O argentino Pedro Lanteri, da organização La Voz de las Madres, contou o processo de enfrentamento ao monopólio dos meios de comunicação que está sendo feito pelo seu país. Em seguida, o sociólogo Sergio Amadeu orientou a plateia a refletir sobre o oligopólio exercido pelas operadoras de telecomunicação.O resultado dos debates será integrado à Declaração de Brasília, que será entregue aos presidentes dos países do Mercosul na sexta-feira (7).

Empresários discutem desafios para a integração

Em paralelo à Cúpula de chefes de Estado, o I Fórum Empresarial do Mercosul reunirá lideranças das comunidades empresariais dos países do Bloco para debater os desafios e os rumos do processo de integração, no dia 7 de dezembro.

Identidade na diversidade

A definição do que é a identidade latino-americana e a integração cultural dos povos são elementos determinantes para se realizar uma efetiva integração dos países da região. A oficina “Cultura e Identidade” começou, na manhã desta quarta-feira (5), com o debate sobre Identidade cultural sul-americana.

Direito à memória e justiça no Mercosul

A representante da Rede Brasileira pela Integração dos Povos (REBRIP) Graciela Rodriguez abriu a mesa temática de direitos humanos da Cúpula Social do Mercosul comemorando a inauguração da Comissão Nacional da Verdade brasileira, em maio. Ela também ressaltou a importância destes órgãos nos outros países do Mercosul, centrais para a construção da democracia na região.

Incentivar a agroecologia para combater a fome

A crise alimentar assola o mundo. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), o aumento dos preços e a escassez de alimentos já atinge quase 900 milhões de pessoas, que passam fome. Somar esforços e apontar caminhos para superar esta realidade é um dos objetivos da 14a Cúpula Social do Mercosul.Uma oficina realizada na manhã de quarta-feira (5), em Brasília, reuniu ativistas sociais e gestores públicos de países latino-americanos em torno do tema.

A urgência da agenda social sulamericana

“Desde a criação do Mercosul há uma insistente demanda por outro Mercosul”. Dessa forma, a integrante do Centro de Participación Popular do Uruguai, Maria Julia Aguerre, abriu o debate, nesta quarta-feira (5), do grupo temático Participação no Mercosul, um dos cinco grupos em que se divide a Cúpula Social do Mercosul.

“A democracia não é um meio, é um fim”

Participantes encerram seminário internacional debatendo a relação entre a democracia e a integração na América Latina. “Qual é o conceito de democracia que nós estamos buscando? Quem governa, para quem e como?”.

Mercosul Social abre os braços aos movimentos civis paraguaios

O Mercosul Social, formado por grupos da sociedade civil dos países do bloco, abriu os braços nesta terça-feira em Brasília aos movimentos sociais do Paraguai, país suspenso desde o último mês de junho e que não estará representado na cúpula de chefes de Estado da próxima sexta-feira.

Os grandes temas sociais do Mercosul e o protagonismo da juventude entram em debate nesta quarta-feira

Cinco tendas abrigarão as oficinas e debates temáticos programados para o segundo dia da Cúpula Social do Mercosul. Entre eles, as migrações, o direito à memória, as tecnologias sociais, a integração produtiva e cultural. À noite, um debate especial será dedicado à juventude no continente.

"Não queremos Mercosul só dos grandes", diz presidente da Alampyme

Nesta entrevista a Vinícius Mansur para o site da Cupula Social do Mercosul, Sérgio Miletto, defende estímulo à participação democrática da sociedade e quer reconhecimento ao papel das micro e pequenas empresas ao desenvolvimento local.

Aberta em Brasília a Cúpula Social do Mercosul

Com transmissão ao vivo, a 14a. Cúpula Social do Mercosul têve início na noite desta terça-feira (4), com a participação de representantes de Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela que ressaltaram a participação social como elemento fundamental para uma verdadeira integração no bloco. A solenidade teve participação por vídeo do ex-presidente Lula.

Democracia participativa e cidadania

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, inaugurou, nesta segunda-feira (03/12), o Seminário Internacional “Desafios da Construção da Democracia no Mercosul”. Na abertura do evento no Museu de República, em Brasília, Carvalho levantou questionamentos sobre até que ponto a relação entre os movimentos sociais e os atuais governos populares latinos tem contribuído para o avanço da democracia e se as ações destes mesmos governos têm permitido a afirmação da ação cidadã.

Violência contra a mulher é tema principal da reunião de ministras e autoridades do Mercosul

As representantes do Brasil, do Uruguai, da Argentina e da Venezuela apresentaram informes indicando que houve avanços nas políticas locais, mas que os esforços visam a intensificar as medidas e buscar a eliminação dos maus-tratos contra as mulheres.

Cúpula Social do Mercosul abre semana dedicada ao bloco regional

A proposta é discutir com integrantes do governo, dos parlamentos e da sociedade civil a economia solidária, os direitos humanos, as questões de gênero, o desenvolvimento sustentável e social relativos à integração regional.

Cúpula Social do Mercosul contará com rede de cobertura colaborativa e blog com transmissão ao vivo

De 4 a 6 de dezembro, a Secretaria-Geral da Presidência da República realizará a XIV Cúpula Social do Mercosul – Cidadania e Participação. O evento, que acontece no Conjunto Cultural da República, em Brasília (DF), constitui o principal espaço de interação entre sociedade civil e governos dos países do Bloco. Alampyme divulga cobertura colaborativa da Cúpula Social e Participativa do Mercosul.

A criação do cidadão do Mercosul

Em dezembro de 2010, o Mercosul aprovou um plano de ação para concretizar o seu Estatuto da Cidadania em um prazo de dez anos. Os principais objetivos do estatuto são alcançar – entre seus países membros – uma política de livre circulação de pessoas; igualdade de direitos civis, sociais, culturais e econômicos; além de igualdade de condições para acesso ao trabalho, saúde e educação.

Selo para os produtos da agricultura familiar no Mercosul

Entrevista com Francesco Pierri, chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais e de Promoção Comercial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Alimentação é tema da Cúpula Social e Participativa do Mercosul

A grande preocupação das organizações da sociedade civil do Mercosul é a segurança dos alimentos que estão sendo consumidos nas regiões. Evento acontece dos dias 4 a 6 de dezembro, em Brasília.

Cúpula do Mercosul discute entrada de Bolívia e Equador

Encontro dos chefes de Estado ocorrerá na próxima sexta-feira, com a presença dos presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, Cristina Kirchner, da Argentina, e José Pepe Mujica, do Uruguai


8244665439 4d991115ce b


Galeria de fotos

Documentos


Veja apresentação no Power Point ’El Cecin la Plata, Sús origenes, su historia, su compromiso’

ecin ça Plata

Notícias

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada

site criado pela