Página inicial > Cúpula Social defende maior integração e inclusão na América Latina

Cúpula Social defende maior integração e inclusão na América Latina

terça-feira 16 de julho de 2013

Os participantes da 15ª Cúpula Social do Mercosul, realizada nos dias 10 e 11 de julho em Montevidéu/Uruguai, enfatizaram a importância da integração regional para prosseguir com os avanços iniciados na América Latina e assumiram compromissos em promovê-la.

Organizada sob o tema "Integração Regional Democrática: Realizações e Desafios, a Cúpula defendeu a aproximação do bloco com a Unasur e a Alba e a resistência às políticas neoliberais que vêm de fora, advertindo para a ameaça representada pela Aliança do Pacífico, considerada uma reedição da Alca, proposta de acordo de livre comércio rechaçada em 2005 .

Um tema de destaque nas relações com a Europa, que foram as ofensas ao presidente da Bolívia, Evo Morales, cujo avião foi impedido de atravessar o espaço aéreos de alguns países, foi motivo de um forte posicionamento dos representantes dos países do bloco regional. A Cúpula Social sugeriu ao governos que interrompam as conferências iberoamericanas impulsionadas por Espanha e Portugal, até que sejam das as explicações pedidas na Declaração de Cochabamba. 

Outro assunto considerado estratégico para a América Latina é a mídia, controlada por poucos e poderosos grupos empresariais. Os participantes reafirmaram o ponto 8 da Declaração da XIV Cúpula social no que se refere à democratização dos meios de comunicação e reconheceram a necessidade de contar com uma política de comunicação do Mercosul para divulgar conquistas e preocupações do bloco regional.

Entre as várias atividades na Cúpula Social, a Alampyme.BR teve participação na mesa sobre Desenvolvimento e Inclusão Social (foto), realizada dia 10 de julho, assistida por uma centena de participantes. Para a associação, o Mercosul pode ajudar a promover a identificação de saberes e fazeres populares que poderão ser transformados em tecnologia social e apoio aos empreendimentos. Sua de desenvolvimento local sustentável com protagonismo de MPEs e Movimentos Sociais, e com participação do Poder Público, foi aprovada em plenário e deve ser encaminhada aos e às chefes de Estado do Mercosul

A declaração final da Cúpula Social defende que é preciso avançar no aprofundamento do Mercosul como uma ferramenta para o desenvolvimento efeito dos países membros. Já existe convergência no sentido da integraçãio e complementação produtiva, que promova a incorporação dos atores soicias no processo e as mudanças necessárias na matriz econômica,produtiva, distributiva e social. Leia a declaração em espanhol

 

 

Notícias

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada

site criado pela