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Cinco dicas do fundador do Skype para uma startup ter sucesso

quinta-feira 17 de maio de 2012

Durante sua participação nesta quarta-feira, dia 16, no BRNewTech Day, evento que reúne empreendedores de alto impacto com o objetivo de trazer um pouco da cultura empreendedora do Vale do Silicio para o Brasil, ele deu dicas para os empreendedores que querem criar uma startup de sucesso e que seja atraente para os investidores. Confira:
1 – Uma boa apresentação é melhor do que um plano de negócios
Na hora de vender sua ideia para o investidor, Niklas Zennstrom recomenda que o empreendedor utilize uma boa apresentação em Power Point sobre o negócio ou um protótipo do seu produto em vez de plano de negócios detalhado. “O investidor está mais interessado em saber por que aquele é um bom negócio”, explica.
2 – Timing é fundamental
Para uma startup dar certo, ela precisa ser criada no momento exato em que existe oportunidade e demanda no segmento em que o empreendedor pretende investir, afirma o cofundador do Skype. No Brasil, Zennstrom aposta no potencial dos mercados de e-commerce, mobile e cloud computing. Como exemplo, ele destacou que hoje o Brasil é o segundo país com o maior número de usuários totais no Facebook e o sexto com o maior número de usuários no aplicativo móvel da rede.
3 – Pense grande e pense no lucro
Segundo o investidor, ao criar uma startup o investidor não deve ter medo de pensar grande e deve se preocupar não só com os aspectos técnicos do negócio, mas também em criar algo relevante. Além disso, os investidores também preferem investir em negócios com potencial de lucro. “São muito raras as empresas que recebem aportes como o Instagram, mesmo sem nunca dar lucro”, afirmou Zennstrom.
4 – Não copie, crie
Para Niklas Zennstrom, os empreendedores brasileiros devem evitar copiar empresas estrangeiras de sucesso. “Essa é a hora de tentar inovar e se aproveitar do crescimento do e-commerce brasileiro. Há várias necessidades a serem atendidas, como no mercado de mobile, uma vez que os smartphones estão ficando cada vez mais baratos”, afirmou.
5 – Desenvolva uma marca forte
O cofundador do Skype disse que a criação de uma marca forte é importante para que uma empresa ganhe relevância diante da concorrência e se fortaleça no mercado. “Essa é uma preocupação importante. Quando a concorrência lançou produtos similares ao Skype, não conseguiu nos alcançar porque nossa marca estava consolidada”, disse.

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