Página inicial > Cartão BNDES vai financiar diagnósticos de eficiência energética para (...)

Cartão BNDES vai financiar diagnósticos de eficiência energética para MPEs

terça-feira 19 de março de 2013

 

O Cartão BNDES passará a financiar Diagnósticos de Eficiência Energética para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), informou o site Ambiente Energia. Para tanto, está credenciando como fornecedores em seu portal de operações as Empresas de Serviços de Conservação de Energia, as chamadas Escos.

 

O objetivo é ampliar a oferta desse serviço especializado às MPMEs e, consequentemente, aumentar a demanda por financiamentos para implantação de projetos de eficiência energética no país.

O diagnóstico, que passa a ser financiado pelo Cartão BNDES, pode apontar caminhos para que as MPMEs economizem até 30% de energia, percentual médio de desperdício do segmento apontado pelo Plano Nacional de Eficiência Energética, publicado em 2011 pelo Ministério de Minas e Energia.

Para se credenciarem como fornecedoras, as Escos deverão atender aos critérios de qualificação do Programa QualiESCO, criado em 2010 por meio de cooperação entre a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), a Fundação Santo André e a Agência Alemã de Cooperação Técnica Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

Em termos gerais, a eficiência energética é a maior capacidade de um equipamento transformar a energia elétrica requerida para seu funcionamento em um produto final. Assim, uma lâmpada, que transforma a eletricidade em luz e calor, será mais eficiente na medida em que produzir mais luminosidade com a energia que consome.

 

Fonte: Ambiente Energia

 


Notícias

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada

site criado pela