Página inicial > Notícias > As MPEs na 1ª Semana de CT&I de SP

CT&I

As MPEs na 1ª Semana de CT&I de SP

quarta-feira 8 de outubro de 2014, por Alampyme

As soluções tecnológicas, a formação empreendedora, a pesquisa sobre o setor e as incubadoras universitárias de micro e pequenas empresas terão uma tarde inteira de apresentações e debates. A semana focalizará o papel da ciência e da tecnologia no desenvolvimento social e econômico

A Inovação para os microempreendedores individuais, médias e pequenas empresas e empreendimentos de economia solidária será um dos assuntos da 1ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, dentro do calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com várias apresentações de interesse atual dos gestores e pesquisadores da área.
A Semana temática vai de 13 a 18 de outubro, organizada em dois blocos de atividades. O primeiro terá grandes painéis sobre o papel da ciência e da tecnologia no desenvolvimento social e econômico; a ciência e tecnologia e a participação popular na gestão de riscos, desastres e a construção de cidades mais seguras e resilientes; A inovação para os microempreendedores individuais, médias e pequenas empresas e empreendimentos de economia solidária; e as contribuições para um Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Haverá ainda um painel chamado "Meninas cientistas", com participação de estudantes e intervenções sobre questões de gênero na pesquisa científica.
As atividades do primeiro bloco ocorrerão em diferentes lugares, com abertura na Câmara Municipal passando a atividades no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, no Centro Cultural São Paulo, no Auditório da Escola Americana, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e na sede da Prefeitura (conferir na programação).

Dia 16, o assunto são as MPEs
A tarde da quinta-feira (16) será especialmente dedicada ao público envolvido com o desenvolvimento das MPEs, com atividades coordenadas pelo professor Maurício Benedetti, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
A Pesquisadora do Núcleo de Apoio Tecnológico às Micro, Pequenas e Médias Empresas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP - NTMPEs abordará a solução de problemas tecnológicos e de gestão para esses negócios, sendo seguida de várias apresentações relacionadas à pesquisa e à formação de conhecimento sobre o setor.
A pedagoga e ex-relatora da CPMI sobre as “Causas e Dimensões do atraso científico e tecnológico no Sistema de Ensino, Pesquisa e Extensão” e Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação da Câmara dos Deputados, Irma Passoni, fará uma palestra sobre tecnologia assistiva, tema de interesse de todas as empresas quando se trata da exigência da inclusão.
Sua participação será seguida pelo diretor da Agência de Inovação INOVA Paula Souza, Oswaldo Massambani, que tratará da educação empreendedora no ensino técnico e tecnológico.
A vice-coordenadora da Agencia USP de Inovação, engenheira mecânica Luciane Ortega, fará uma palestra sobre o papel da Universidade no apoio aos empreendedores, com foco no painel de inovação e a contribuição da USP. Em seguida, o pesquisador Augusto Aielo falará da Incubadora da Universidade Mackenzie.
A partir do dia 27 de outubro, estão previstas palestras, demonstrações práticas e oficinas para alunos, professores, comunidades locais e o público em geral. As atividades serão realizadas de forma lúdica, promovendo a interação dos participantes com os profissionais, experiências e equipamentos trazidos pelas instituições.
Trata-se do Bloco 2 da Semana Municipal, programado com o objetivo de aproximar os estudantes do Ensino Fundamental e Médio do conhecimento científico por meio das experiências dos Institutos de Pesquisas, Universidades e laboratórios de Inovação das empresas.
O Bloco 2 acontecerá nas unidades dos CEUs logo após o término dos eventos da Semana. A programação estará disponível nos portais da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE).

O Conselho Municipal, as CT&I e as MPEs
A I Semana Municipal está sendo organizada pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCT&I), que foi instituído pela Lei n° 15.247/2010, com a atribuição, entre outras, de identificar demandas, analisar e opinar sobre planos gerais e específicos relacionados ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia & Inovação no município de São Paulo.
Também é papel do Conselho cooperar na concepção, implementação e avaliação de políticas públicas para a área; contribuir com iniciativas da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) por meio de programas e instrumentos que promovam a transferência de tecnologias ao setor produtivo, com ênfase nas médias, pequenas e microempresas e no empreendedorismo social, visando a geração de postos de trabalho e renda;
O CMCT&I deve estimular a geração, difusão e popularização do conhecimento, bem como de novas técnicas. Tem caráter consultivo, tendo por finalidade o incentivo ao desenvolvimento científico, tecnológico e à inovação, com vistas ao desenvolvimento sustentável da Cidade, em apoio ao planejamento e à gestão da Administração Pública Municipal.

Notícias

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada

site criado pela