Página inicial > Aprovadas diretrizes para implementação do Fórum de Participação Cidadã da (...)

Aprovadas diretrizes para implementação do Fórum de Participação Cidadã da Unasul

segunda-feira 9 de setembro de 2013

A VII Reunião Ordinária do Conselho de Chefes de Estado e de Governo da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), realizada em Paramaribo, Suriname, dia 30 de agosto, aprovou as diretrizes do Fórum de Participação Cidadã da Unasul. A iniciativa é fruto do trabalho conjunto entre a Secretaria-Geral da Presidência da República, o Ministério das Relações Exteriores e a sociedade civil brasileira, em articulação com os demais governos e movimentos sociais dos países integrantes da Unasul. 

 

A criação do Fórum de Participação Cidadã da Unasul representa a ampliação do diálogo e um reforço da participação social nas instâncias de integração e concertação político-diplomática, a exemplo do que vem sendo aprofundado no âmbito do Mercosul, por meio das Cúpulas Sociais.

Além da implementação do Fórum de Participação Cidadã, também foi aprovada a realização do primeiro fórum, na cidade de Cochabamba, Bolívia, em novembro de 2013. Como parte do processo de organização do evento, será realizada uma reunião preparatória em Buenos Aires, Argentina, para divulgar as diretrizes entre os cidadãos e promover a participação dos agentes sociais.

Unasul – A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) é formada pelos doze países da América do Sul – Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Suriname e Guiana. O tratado constitutivo da organização foi aprovado durante Reunião Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Brasília, em 23 de maio de 2008. A Unasul tem como objetivo construir, de maneira participativa e consensual, um espaço de articulação no âmbito cultural, social, econômico e político entre seus povos. Prioriza o diálogo político, as políticas sociais, a educação, a energia, a infraestrutura, o financiamento e o meio ambiente, entre outros, com a finalidade de criar a paz e a segurança, eliminar a desigualdade socioeconômica, alcançar a inclusão social e a participação cidadã, fortalecer a democracia e reduzir as assimetrias para o fortalecimento da soberania e independência dos Estados.

Para o presidente da Alampyme.BR, Sérgio Miletto, criação do Fórum de Participação Cidadã da Unasul é  fundamental para aprofundar a participação cidadã para garantir a soberania de nosso continente na busca de um novo modelo econômico que possa garantir inclusão social justa e sustentável. 

 
 
Confira ainda os outros documentos relativos à criação do Fórum.
Notícias

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada

site criado pela