Página inicial > Alampyme-BR empossada no Fórum Gaúcho

Alampyme-BR empossada no Fórum Gaúcho

quarta-feira 8 de maio de 2013

No dia 30 de abril, a Alampyme•BR participou, em Porto Alegre, da primeira reunião de trabalho do recém instalado Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Rio Grande do Sul (Fopemepe-RS). 

Ao integrar esse colegiado, que reúne entidades ou representações regionais e órgãos governamentais, a Alampyme-BR participará da interlocução entre o governo e a iniciativa privada para a melhoria das políticas públicas de apoio às micro e pequenas empresas. "É uma honra fazer parte do Fórum Gaúcho", diz o presidente da Alampyme-BR, Sergio Miletto, que já vislumbra a importância dos intercâmbios com experiências e propostas de outras regiões e inclusive internacionais. 

Miletto explica que a Alampyme-Br espera contribuir com o desenvolvimento das PMEs promovendo uma maior integração entre as empresas do Setor na América Latina e Europa "sempre com a convicção de que as PMEs só poderão se desenvolver inseridas em processos e programas de desenvolvimento local sustentável com protagonismo das MPEs e Movimentos sociais". Segundo ele, esses dois setores, juntos, devem fazer planos de negócios que vão alem do interesse privado. "Não pode existir empresa forte e sociedade fraca". Instituído pelo Decreto nº 48.665, de 8 de dezembro de 2011, o Fopemepe-RS, como órgão colegiado, integra a estrutura da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa – Sesampe e tem natureza consultiva e propositiva. Para reunir subsídios e elaborar propostas, o Fórum Gaúcho passa a contar com os seguintes comitês temáticos: Compras Governamentais, Rede de Disseminação, Informação e Capacitação, Investimento e Financiamento, Tecnologia e Inovação, Comércio Exterior e Desoneração e Desburocratização. “Essas instâncias são responsáveis pela articulação, desenvolvimento de estudos, elaboração de propostas e encaminhamento dos temas específicos que irão compor a agenda de trabalho do órgão”, explica o secretario executivo e diretor do Departamento de Apoio à Microempresa e Empresa de Pequeno Porte da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), Antônio Paim, e também diretor da Confederação Nacional das MPE e Empreenderores Individuais (Cionampe). 

As datas das primeiras reuniões dos comitês temáticos já foram definidas da seguinte forma: 21/5 – Compras Governamentais e Rede de Disseminação; 22/5 – Investimento e Financiamento, Tecnologia e Inovação; 23/5 – Comércio Exterior, Desoneração e Desburocratização.

 

Notícias

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada

site criado pela